Gravuras Gaúchas, vários artistas
Gravuras gaúchas (1952) é um álbum de gravuras reunindo importantes artistas que trabalharam em torno dos clubes de gravura de Porto Alegre e Bagé (RS), que, por sua vez, possuem importância histórica no campo da gravura no Brasil. Se por um lado o álbum destoa da ideia mais tradicional de livro de artista, por outro aponta as inovações que os artistas produziram na convergência entre artes visuais e literatura, além do forte acento sociopolítico. Influenciados pelo Taller de Gráfica Popular do México especialmente na divulgação de causas políticas a favor da paz e de direitos sociais para os mais pobres, os artistas ligados a esses clubes trouxeram importantes contribuições para o discurso político nas artes.
“Influenciados pela arte política mexicana de seus muralistas e gravuristas, os artistas gaúchos representados neste livro demarcaram uma instância política à história da gravura no país.”
Felipe Scovino (curador)
Carlos Alberto Petrucci (Pelotas, Rio Grande do Sul, 1919 – Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2012). Pintor, desenhista e cenógrafo. Estuda desenho com o pintor Adail Bento Costa no Conservatório de Pelotas entre 1935 e 1936. Cinco anos depois, passa a integrar a Associação Riograndense de Artes…
Carlos Scliar (Santa Maria, Rio Grande do Sul, 1920 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001). Pintor, gravador, desenhista, ilustrador, cenógrafo, roteirista e designer gráfico. Destaca-se por ser um dos pioneiros da arte moderna no Brasil.
Danúbio Villamil Gonçalves (Bagé, Rio Grande do Sul, 1925 – Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2019). Gravador, desenhista, pintor e professor. Com engajamento e precisão técnica, retrata o cotidiano, o trabalho e os costumes gaúchos.
Edgar Koetz (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1914 – idem 1969). Desenhista, gravador, artista gráfico e pintor. Dedica-se, ao longo de sua carreira, ao desenho, à gravura e às artes gráficas. Como capista e ilustrador, trabalha para a Editora Livraria do Globo, famosa por possuir uma seção de desenho dirigida pelo artista gráfico alemão Ernest …
Glênio Alves Branco Bianchetti (Bagé, Rio Grande do Sul, 1928 – Brasília, 2014). Gravador, pintor, ilustrador, tapeceiro, professor e desenhista. Retrata paisagens e a figura humana, transitando entre o expressionismo, o interesse pela abstração e o grafismo.
Plínio Levi Bernhardt (Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, 1927 – Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2004). Pintor, gravador, desenhista e professor. Forma-se em artes plásticas pelo Instituto de Artes da UFRGS, em 1948. Dois anos mais tarde, participa do início do Clube de Gravura de Porto Alegre, que incorpora a seu acervo o patrimônio do Clube…
Vasco Prado Gomes da Silva (Uruguaiana, Rio Grande do Sul, 1914 – Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1998). Gravador, escultor, tapeceiro, ilustrador, desenhista, professor. Com linhas curvas, valorizando as formas e explorando variados materiais, Vasco Prado explora a figura humana e os contornos …